sexta-feira, 14 de novembro de 2008
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Depressão

O crente não é endemoninhado(possuído de demônios) porque ele é habitado pelo Espírito Santo, e como se sabe dois corpos não podem habitar no mesmo espaço, quanto mais o Espírito Santo e demônios.
Contudo em nossa alma, nos nossos pensamentos que se exaltam acima de Deus nós podemos ser opressos ou influenciados por demônios, porque com a queda do homem, temos agora dois conhecimentos: do bem e do mal.
Esses padrões de pensamentos que focalizam principalmente o “eu”, são as fortalezas que se levantam contra o conhecimento de Deus . O apóstolo Paulo define uma fortaleza como "...argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus." (IICor.10:5).
Analisemos a palavra opressão:
Do lat. oppressione.
S. f.
1. Ato ou efeito de oprimir.
2. Estado de quem se acha oprimido.
3. Abatimento de forças; prostração.
4. Vexame; humilhação.
5. Tirania (4).
6. Dificuldade de respirar; sufocação.
Oprimir:
1. Causar opressão a; carregar ou sobrecarregar com peso.
2. Apertar, comprimir: 2
3. Causar opressão, prostração a; afligir: 2
4. Exercer pressão sobre; tiranizar: 2 &
5. Exercer violência contra; violentar, forçar, coagir.
6. Vexar, humilhar: 2
7. Esmagar; aniquilar.
8. Impor ônus ou obrigação a; onerar.
9. Apoquentar, importunar.
Vejamos agora Depressão:
Do lat. depressione.
S. f.
1. Ato de deprimir(-se).
2. Abaixamento de nível resultante de pressão ou de peso.
3. Baixa de terreno.
4. Diminuição, redução.
5. Anat. Achatamento ou cavidade superficial.
6. Astr. Distância angular, medida sobre um círculo vertical, entre um ponto da esfera celeste abaixo do horizonte e este último; altura negativa.
7. Econ. Período de declínio acentuado no nível da atividade produtiva e do emprego.
8. Med. Diminuição de função fisiológica.
9. Psiq. Distúrbio mental caracterizado por adinamia, desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor.
10. Fig. Abatimento moral ou físico; letargia.
(definições do dicionário Aurélio).
Você consegue visualizar uma conexão entre estas duas palavras?
Vamos analisar o que significa a palavra pressão:
[Do lat. pressione.]
S. f.
1. Ato ou efeito de comprimir ou apertar: 2
2. Fig. Influência constrangedora e coercitiva; coação.
A Depressão é considerada uma doença e comprovada cientificamente .Em nosso cérebro existem mensageiros químicos chamados neuro-transmissores.Esses mensageiros ajudam a controlar as emoções.Os dois mensageiros principais são a serotonina e a norepinefrina.Os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções.Quando os neurotransmissores encontram-se "em equilíbrio", sentimos a emoção certa para cada ocasião.
Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre.Ainda não está claro por que isso ocorre em algumas pessoas e não em outras, mas parece que a depressão ocorre em certas famílias.
Analisando o contexto, podemos verificar que há uma correlação entre as duas palavras opressão e depressão, porque o opressor quer afligir, abater, vexar, esmagar, coagir, forçar, humilhar, etc ... e o deprimido é afligido, abatido, vexado, humilhado,diminuído, desanimado,etc.
Verificamos de que certa forma uma é conseqüência da outra. Claro que há a questão física do desequilíbrio dos nossos neurotransmissores, mas o que causou o desequilíbrio?
Vamos ver as causas (médicas) da depressão:
· eventos estressantes ou perdas. É normal sentir-se triste após uma perda, como a morte de um ente querido ou o rompimento de uma relação. Às vezes essa tristeza pode se transformar em depressão, em pessoas que têm essa tendência. Problemas de dinheiro, trabalho ou outros problemas pessoais podem também desencadear a depressão;
· doenças físicas. Algumas doenças, como esclerose multipla ou derrame, podem causar alterações cerebrais que levam à depressão. Outras doenças podem levar à depressão porque são dolorosas e mudam a vida das pessoas.
· níveis hormonais. Os hormônios são substancias que se encontram no organismo. Se os níveis de hormônios entrarem em desequilíbrio, a depressão pode surgir. Por exemplo, pessoas com problemas da tireóide podem ficar deprimidas.
uso de certos medicamentos, drogas ou álcool. Alguns medicamentos, como os remédios para pressão alta, podem causar depressão. (Se isso ocorrer, entre logo em contato com o médico.) O álcool e algumas drogas ilegais podem piorar a depressão. Não é bom que os deprimidos usem essas substancias, mesmo que pareçam ajudar momentaneamente.
Para entendermos melhor ainda o assunto, vejamos três sintomas depressivos básicos:
1. Sofrimento Moral (autoestima baixa)
O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos.
Dependendo do grau da depressão, o Sofrimento Moral aparece em graus variados, desde uma sutil sensação de inferioridade até profundos sentimentos depreciativos. Outro fator que complica o diagnóstico é o fato do Sofrimento Moral nem sempre ser consciente e claro à pessoa que o sente. Muitas vezes a pessoa com baixa autoestima recorre a mecanismos de defesa que ofuscam seus verdadeiros sentimentos.
· Por exemplo, nas pessoas com importante traço de irritabilidade e agressividade na personalidade, o sentimento de baixa autoestima se manifesta com agressividade, com comportamentos de superioridade ostensiva, com dificuldades gritantes em lidar com as frustrações, com as filas, com ter de esperar, enfim, são pessoas que manifestam essa sensação de estarem sendo "agredidas" de alguma forma, portanto, revidam com mais agressividade.
2. Inibição Global (apatia e desinteresse)
A Inibição global do organismo é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lassidão e lerdeza generalizada de toda a atividade corpórea. Em graus variáveis, esta inibição geral torna o indivíduo apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda na capacidade em tomar iniciativas.
Os campos da consciência e da motivação estão seriamente comprometidos, advindo daí a dificuldade em manter um bom nível de memória, de rendimento intelectual, da atividade sexual e até da agressividade necessária para tocar adiante o dia-a-dia. Percebemos os reflexos desta Inibição Global em várias áreas da atividade da pessoa, inclusive na diminuição da atividade motora e até na própria expressão da mímica, fazendo com que o paciente tenha aparência de abatimento e de desinteresse.
A Inibição Global tem sido a responsável pelo longo itinerário que muitos pacientes percorrem antes de se acertarem com um tratamento psíquico. A primeira idéia que os pacientes deprimidos têm, estimulados também pela família, é que seu mal estar pode resultar de alguma anemia, fraqueza, problema circulatório..., depois passam a tratamentos alternativos, submetem-se a tediosos passeios de gosto duvidosos, levados por amigos bem intencionados e, muitas vezes, consultam até um neurologista. Este ponto costuma ser o mais próximo que chegam do aparelho psíquico e, normalmente, a causa psíquica é a última a ser questionada, embora seja a primeira que se faz sentir.
As pessoas que rodeiam o paciente com Inibição Global são solícitas em lembrá-lo de que a vida é boa, ressaltam que nada lhes falta, que gozam de saúde, que não são ricos mas tem gente em pior situação, que pertencem a uma família decente e compreensiva... O paciente, por outro lado, não sendo um retardado mental, sabe de tudo isso e as palavras estimulantes apenas aumentam sua perplexidade, sua culpa e seu aborrecimento consigo próprio.
A Inibição Global é secundária à Depressão, é um sintoma decorrente da Depressão e não uma doença que corrompe o juízo crítico, tornando os pacientes completamente desorientados em relação às condições de sua vida ou de sua família.
3. Estreitamento Vivencial (perda de prazer)
Estreitamento Vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva da pessoa deprimida em sentir prazer. A palavra para designar o ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. No Estreitamento Vivencial o universo de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai sendo cada vez menor e mais restrito.
De fato, o interesse humano está indissoluvelmente ligado ao prazer; nos interessamos por aquilo quer nos dá prazer, por aquilo com o qual temos alguma ligação afetiva. Em situações normais a pessoa abre para si um leque de interesses: interesse pelas notícias, pelos esportes, pela companhia de amigos e pessoas queridas, pelo conhecimento em geral, pelos passeios, pelas novidades, pelas compras, pelas artes, pelos filmes, pela comida, pelas revistas e jornais, enfim, cada pessoa nutre um rol de interesses pessoais, evidentemente, interesses por coisas que lhe dão prazer.
Pois bem. No Estreitamento Vivencial da depressão esse leque de interesses vai se fechando, aparecendo progressivamente um desinteresse e desencanto pelas coisas. Há um momento onde a preocupação com o próprio sofrimento toma conta de todo interesse vivencial do deprimido.
Não há ânimo suficiente para admirar um dia bonito, para se interessar na realização ocupacional, para degustar uma boa bebida, para deleitar-se com um filme interessante, para sorver uma boa companhia, para incrementar a discoteca, visitar um amigo...
No rol de ocupações do deprimido com Estreitamento Vivencial acaba só existindo a preocupação consigo próprio e com sua dor. Nada mais lhe dá prazer, nada mais pode motivá-lo. Neste caso, o leque do campo vivencial fica tão estreito que só cabe nele o próprio paciente com sua depressão, o restante de tudo que a vida pode oferecer não interessa mais, a própria vida parece não interessar mais.
Vamos observar alguns efeitos:
Ø A maior parte de nós pensa em tristeza quando se fala em depressão.Mas também há outros efeitos físicos, mentais e emocionais.Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa tristeza essa situação fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. É difícil se imaginar sentindo novamente alegrias ou emoções, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns deprimidos podem sofrer de ansiedade. Outros se isolam e ficam menos sociáveis. Podem ficar mal-humorados e difíceis de agradar.Ninguém faz nada direito. O mundo da depressão é um mundo solitário.
Ø As alterações no cérebro que afetam as emoções podem também afetar a capacidade mental.Isso quer dizer que é fácil ter pensamentos negativos, e pode ser difícil concentrar-se ou tomar decisões quando se está deprimido.Problemas físicos também podem ocorrer em pessoas deprimidas.Algumas têm dificuldade em dormir ou acordam muito durante a noite.Outras querem dormir o tempo todo.A depressão também pode fazer com que alguém perca o apetite ou queira comer todo o tempo.
Além das causas físicas, podemos verificar que a depressão é causada pelo descontrole das nossas emoções que advém da nossa alma.
O que causa este descontrole? Vamos analisar agora a depressão no sentido espiritual, não explorando no seu sentido como doença, mas como uma mal espiritual.
Vimos os sintomas básicos da depressão e o que pudemos perceber? Advém da nossa alma tanto o sofrimento moral(autoestima baixa), como a inibição global(apatia e desinteresse) como o estreitamento vivencial(perda do prazer). Se pensarmos bem podemos dizer que esses sintomas são: "...argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus." (IICor.10:5).
Porque se analisarmos a palavra de Deus, o que diz?
RM 8:31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
RM 8:37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
FP 4:13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
O Salmo 23 inteiro é tremendo. Mas com todas essas palavras, promessas, e muito mais porque o inimigo consegue nos oprimir e acabamos ficando deprimidos?
Aí entra o conceito de fortalezas, que estudamos em opressão, essas fortalezas que são habitações fortificadas, nada mais que padrões de pensamentos ou argumentos vãos que se exaltam acima de Deus, são o local a partir do qual o inimigo consegue nos oprimir e por conseqüência nos deprimir. Onde o inimigo acha um descanso, para ficar. Veja bem que o nosso enfoque nesse momento é sobre depressão.
Não vamos nos delongar falando sobre fortalezas porque já foi explicado na apostila sobre opressão. O que precisamos saber para não sermos pegos de calças curtas, o inimigo vai explorar sempre o seu lado emocional, isto é, vai bombardear suas emoções, vai atacar a sua baixa estima se você já tiver, vai maximizar sua apatia e seu desinteresse, e também a sua perda de prazer pela vida, como? Com pensamentos, através de palavras de pessoas que você ama ou respeita, atitudes e reações de pessoas, com acusações de pecados que até já foram perdoados, trazer emoções já passadas, mágoas, ele vai de todas as formas te OPRIMIR, para te DEPRIMIR.
Rejeite esses pensamentos( do tipo: nunca vou mudar, ou ele(a) nunca vai mudar, não adianta nem tentar, já está tudo perdido, não há solução, é melhor desistir, prefiro morrer a viver desse jeito, Deus nunca vai me perdoar, tentei servir a Deus mas não consegui, ninguém me ama, sou um fracasso, tudo que faço dá errado, sou azarado, nunca vou perdoar, Deus me abandonou, nunca vou melhorar de vida, nunca vou conseguir um emprego, ninguém me ama, ninguém me entende, etc...), , essas palavras, essas atitudes, lembre-se do AMOR DE DEUS pela sua vida, saiba que Ele quem cuida da sua família, que é Ele quem te capacita, te levanta, te sustenta, te guarda, te livra, te restaura, te respalda e está sempre CONTIGO. Ainda que sejamos falha, Ele nos capacita, porque Ele é a nossa FORÇA, o nosso REFÚGIO, a nossa FORTALEZA, que nos livra do nosso inimigo.
Por isso é importante o conhecer a Deus, o viver Deus diariamente na sua vida. A comunhão plena com o Pai por meio do seu filho Jesus Cristo, do sacrifício do seu único filho que Ele o próprio Deus, entregou por amor de nós. Isso é tremendo demais.
Peça ao Senhor a cobertura do sangue de Jesus, a armadura de Deus e o manto da humildade todos os dias, para que as setas que são lançadas diariamente sobre nós não venham a atingir nossos corações, nossas emoções, mas que o Senhor guarde nossos sentimentos livres do ataque do inimigo. E tenhamos uma reação natural e não desequilibrada diante das situações, e vejamos as coisas como elas são e não como o inimigo pinta o quadro para nós. Mas que possamos ter uma visão de como Deus vê, porque Ele vê do alto com uma visão ampla da situação e nós vemos os problemas com nossa visão aqui debaixo e por vezes não vemos a solução. Por isso precisamos andar por fé e não por vista, viver por aquilo que nós cremos e não naquilo que nós vemos.
Oremos:
Pai amado,
Venho a Ti por meio de Jesus Cristo, Pai Celestial, há áreas em minha vida (nomeie audivelmente os pecados habituais) que eu não submeti completamente ao meu Senhor Jesus Cristo. Senhor, perdoa-me pela transigência. Eu também peço coragem para demolir as fortalezas sem relutância ou engano voluntário em meu coração. Pelo poder do Espírito Santo e no Nome de Jesus, eu amarro as influências satânicas que reforçavam a transigência (acomodação) e o pecado dentro de mim. Submeto-me à luz do Espírito da Verdade para expor as fortalezas do pecado dentro de mim. Pelas poderosas armas do Espírito e da Palavra, proclamo que cada fortaleza da minha vida está derrubada!
Proponho-me, pela graça de Deus, a ter somente uma fortaleza dentro de mim: a fortaleza da presença de Cristo! Eu me submeto a Ti. Eu declaro, de acordo com a Palavra de Deus, que por causa do Teu poder de subjugar todas as coisas a Ti, as armas da minha guerra são poderosas para demolir fortalezas (II Cor.10:3,4).Eu me arrependo por usar a mentira de que "nunca serei como Jesus", como desculpa para pecar e comprometer minhas convicções. No Nome de Jesus eu renuncio à minha velha natureza pecadora, e, pela graça de Deus e o poder do Teu Espírito, eu destruo a fortaleza da incredulidade que existe em minha mente. Por causa do sacrifício perfeito de Jesus Cristo, eu sou nova criação. Eu creio que irei, de glória em glória, ser, continuamente, transformado à imagem de Cristo enquanto ando com Deus. “ Obrigado, Senhor, por me perdoar e me purificar de todos os meus pecados. E pela graça de Deus, eu me comprometo a completar esta área até que as ruínas desta fortaleza sejam removidas de minha mente! Obrigado, Pai”.
Contudo em nossa alma, nos nossos pensamentos que se exaltam acima de Deus nós podemos ser opressos ou influenciados por demônios, porque com a queda do homem, temos agora dois conhecimentos: do bem e do mal.
Esses padrões de pensamentos que focalizam principalmente o “eu”, são as fortalezas que se levantam contra o conhecimento de Deus . O apóstolo Paulo define uma fortaleza como "...argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus." (IICor.10:5).
Analisemos a palavra opressão:
Do lat. oppressione.
S. f.
1. Ato ou efeito de oprimir.
2. Estado de quem se acha oprimido.
3. Abatimento de forças; prostração.
4. Vexame; humilhação.
5. Tirania (4).
6. Dificuldade de respirar; sufocação.
Oprimir:
1. Causar opressão a; carregar ou sobrecarregar com peso.
2. Apertar, comprimir: 2
3. Causar opressão, prostração a; afligir: 2
4. Exercer pressão sobre; tiranizar: 2 &
5. Exercer violência contra; violentar, forçar, coagir.
6. Vexar, humilhar: 2
7. Esmagar; aniquilar.
8. Impor ônus ou obrigação a; onerar.
9. Apoquentar, importunar.
Vejamos agora Depressão:
Do lat. depressione.
S. f.
1. Ato de deprimir(-se).
2. Abaixamento de nível resultante de pressão ou de peso.
3. Baixa de terreno.
4. Diminuição, redução.
5. Anat. Achatamento ou cavidade superficial.
6. Astr. Distância angular, medida sobre um círculo vertical, entre um ponto da esfera celeste abaixo do horizonte e este último; altura negativa.
7. Econ. Período de declínio acentuado no nível da atividade produtiva e do emprego.
8. Med. Diminuição de função fisiológica.
9. Psiq. Distúrbio mental caracterizado por adinamia, desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor.
10. Fig. Abatimento moral ou físico; letargia.
(definições do dicionário Aurélio).
Você consegue visualizar uma conexão entre estas duas palavras?
Vamos analisar o que significa a palavra pressão:
[Do lat. pressione.]
S. f.
1. Ato ou efeito de comprimir ou apertar: 2
2. Fig. Influência constrangedora e coercitiva; coação.
A Depressão é considerada uma doença e comprovada cientificamente .Em nosso cérebro existem mensageiros químicos chamados neuro-transmissores.Esses mensageiros ajudam a controlar as emoções.Os dois mensageiros principais são a serotonina e a norepinefrina.Os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções.Quando os neurotransmissores encontram-se "em equilíbrio", sentimos a emoção certa para cada ocasião.
Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre.Ainda não está claro por que isso ocorre em algumas pessoas e não em outras, mas parece que a depressão ocorre em certas famílias.
Analisando o contexto, podemos verificar que há uma correlação entre as duas palavras opressão e depressão, porque o opressor quer afligir, abater, vexar, esmagar, coagir, forçar, humilhar, etc ... e o deprimido é afligido, abatido, vexado, humilhado,diminuído, desanimado,etc.
Verificamos de que certa forma uma é conseqüência da outra. Claro que há a questão física do desequilíbrio dos nossos neurotransmissores, mas o que causou o desequilíbrio?
Vamos ver as causas (médicas) da depressão:
· eventos estressantes ou perdas. É normal sentir-se triste após uma perda, como a morte de um ente querido ou o rompimento de uma relação. Às vezes essa tristeza pode se transformar em depressão, em pessoas que têm essa tendência. Problemas de dinheiro, trabalho ou outros problemas pessoais podem também desencadear a depressão;
· doenças físicas. Algumas doenças, como esclerose multipla ou derrame, podem causar alterações cerebrais que levam à depressão. Outras doenças podem levar à depressão porque são dolorosas e mudam a vida das pessoas.
· níveis hormonais. Os hormônios são substancias que se encontram no organismo. Se os níveis de hormônios entrarem em desequilíbrio, a depressão pode surgir. Por exemplo, pessoas com problemas da tireóide podem ficar deprimidas.
uso de certos medicamentos, drogas ou álcool. Alguns medicamentos, como os remédios para pressão alta, podem causar depressão. (Se isso ocorrer, entre logo em contato com o médico.) O álcool e algumas drogas ilegais podem piorar a depressão. Não é bom que os deprimidos usem essas substancias, mesmo que pareçam ajudar momentaneamente.
Para entendermos melhor ainda o assunto, vejamos três sintomas depressivos básicos:
1. Sofrimento Moral (autoestima baixa)
O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos.
Dependendo do grau da depressão, o Sofrimento Moral aparece em graus variados, desde uma sutil sensação de inferioridade até profundos sentimentos depreciativos. Outro fator que complica o diagnóstico é o fato do Sofrimento Moral nem sempre ser consciente e claro à pessoa que o sente. Muitas vezes a pessoa com baixa autoestima recorre a mecanismos de defesa que ofuscam seus verdadeiros sentimentos.
· Por exemplo, nas pessoas com importante traço de irritabilidade e agressividade na personalidade, o sentimento de baixa autoestima se manifesta com agressividade, com comportamentos de superioridade ostensiva, com dificuldades gritantes em lidar com as frustrações, com as filas, com ter de esperar, enfim, são pessoas que manifestam essa sensação de estarem sendo "agredidas" de alguma forma, portanto, revidam com mais agressividade.
2. Inibição Global (apatia e desinteresse)
A Inibição global do organismo é um dos sintomas básicos da Depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos em sua globalidade, uma lassidão e lerdeza generalizada de toda a atividade corpórea. Em graus variáveis, esta inibição geral torna o indivíduo apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda na capacidade em tomar iniciativas.
Os campos da consciência e da motivação estão seriamente comprometidos, advindo daí a dificuldade em manter um bom nível de memória, de rendimento intelectual, da atividade sexual e até da agressividade necessária para tocar adiante o dia-a-dia. Percebemos os reflexos desta Inibição Global em várias áreas da atividade da pessoa, inclusive na diminuição da atividade motora e até na própria expressão da mímica, fazendo com que o paciente tenha aparência de abatimento e de desinteresse.
A Inibição Global tem sido a responsável pelo longo itinerário que muitos pacientes percorrem antes de se acertarem com um tratamento psíquico. A primeira idéia que os pacientes deprimidos têm, estimulados também pela família, é que seu mal estar pode resultar de alguma anemia, fraqueza, problema circulatório..., depois passam a tratamentos alternativos, submetem-se a tediosos passeios de gosto duvidosos, levados por amigos bem intencionados e, muitas vezes, consultam até um neurologista. Este ponto costuma ser o mais próximo que chegam do aparelho psíquico e, normalmente, a causa psíquica é a última a ser questionada, embora seja a primeira que se faz sentir.
As pessoas que rodeiam o paciente com Inibição Global são solícitas em lembrá-lo de que a vida é boa, ressaltam que nada lhes falta, que gozam de saúde, que não são ricos mas tem gente em pior situação, que pertencem a uma família decente e compreensiva... O paciente, por outro lado, não sendo um retardado mental, sabe de tudo isso e as palavras estimulantes apenas aumentam sua perplexidade, sua culpa e seu aborrecimento consigo próprio.
A Inibição Global é secundária à Depressão, é um sintoma decorrente da Depressão e não uma doença que corrompe o juízo crítico, tornando os pacientes completamente desorientados em relação às condições de sua vida ou de sua família.
3. Estreitamento Vivencial (perda de prazer)
Estreitamento Vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva da pessoa deprimida em sentir prazer. A palavra para designar o ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é Anedonia, ou seja, a incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. No Estreitamento Vivencial o universo de interesses e de prazeres pelas coisas da vida vai sendo cada vez menor e mais restrito.
De fato, o interesse humano está indissoluvelmente ligado ao prazer; nos interessamos por aquilo quer nos dá prazer, por aquilo com o qual temos alguma ligação afetiva. Em situações normais a pessoa abre para si um leque de interesses: interesse pelas notícias, pelos esportes, pela companhia de amigos e pessoas queridas, pelo conhecimento em geral, pelos passeios, pelas novidades, pelas compras, pelas artes, pelos filmes, pela comida, pelas revistas e jornais, enfim, cada pessoa nutre um rol de interesses pessoais, evidentemente, interesses por coisas que lhe dão prazer.
Pois bem. No Estreitamento Vivencial da depressão esse leque de interesses vai se fechando, aparecendo progressivamente um desinteresse e desencanto pelas coisas. Há um momento onde a preocupação com o próprio sofrimento toma conta de todo interesse vivencial do deprimido.
Não há ânimo suficiente para admirar um dia bonito, para se interessar na realização ocupacional, para degustar uma boa bebida, para deleitar-se com um filme interessante, para sorver uma boa companhia, para incrementar a discoteca, visitar um amigo...
No rol de ocupações do deprimido com Estreitamento Vivencial acaba só existindo a preocupação consigo próprio e com sua dor. Nada mais lhe dá prazer, nada mais pode motivá-lo. Neste caso, o leque do campo vivencial fica tão estreito que só cabe nele o próprio paciente com sua depressão, o restante de tudo que a vida pode oferecer não interessa mais, a própria vida parece não interessar mais.
Vamos observar alguns efeitos:
Ø A maior parte de nós pensa em tristeza quando se fala em depressão.Mas também há outros efeitos físicos, mentais e emocionais.Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa tristeza essa situação fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. É difícil se imaginar sentindo novamente alegrias ou emoções, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns deprimidos podem sofrer de ansiedade. Outros se isolam e ficam menos sociáveis. Podem ficar mal-humorados e difíceis de agradar.Ninguém faz nada direito. O mundo da depressão é um mundo solitário.
Ø As alterações no cérebro que afetam as emoções podem também afetar a capacidade mental.Isso quer dizer que é fácil ter pensamentos negativos, e pode ser difícil concentrar-se ou tomar decisões quando se está deprimido.Problemas físicos também podem ocorrer em pessoas deprimidas.Algumas têm dificuldade em dormir ou acordam muito durante a noite.Outras querem dormir o tempo todo.A depressão também pode fazer com que alguém perca o apetite ou queira comer todo o tempo.
Além das causas físicas, podemos verificar que a depressão é causada pelo descontrole das nossas emoções que advém da nossa alma.
O que causa este descontrole? Vamos analisar agora a depressão no sentido espiritual, não explorando no seu sentido como doença, mas como uma mal espiritual.
Vimos os sintomas básicos da depressão e o que pudemos perceber? Advém da nossa alma tanto o sofrimento moral(autoestima baixa), como a inibição global(apatia e desinteresse) como o estreitamento vivencial(perda do prazer). Se pensarmos bem podemos dizer que esses sintomas são: "...argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus." (IICor.10:5).
Porque se analisarmos a palavra de Deus, o que diz?
RM 8:31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
RM 8:37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
FP 4:13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
O Salmo 23 inteiro é tremendo. Mas com todas essas palavras, promessas, e muito mais porque o inimigo consegue nos oprimir e acabamos ficando deprimidos?
Aí entra o conceito de fortalezas, que estudamos em opressão, essas fortalezas que são habitações fortificadas, nada mais que padrões de pensamentos ou argumentos vãos que se exaltam acima de Deus, são o local a partir do qual o inimigo consegue nos oprimir e por conseqüência nos deprimir. Onde o inimigo acha um descanso, para ficar. Veja bem que o nosso enfoque nesse momento é sobre depressão.
Não vamos nos delongar falando sobre fortalezas porque já foi explicado na apostila sobre opressão. O que precisamos saber para não sermos pegos de calças curtas, o inimigo vai explorar sempre o seu lado emocional, isto é, vai bombardear suas emoções, vai atacar a sua baixa estima se você já tiver, vai maximizar sua apatia e seu desinteresse, e também a sua perda de prazer pela vida, como? Com pensamentos, através de palavras de pessoas que você ama ou respeita, atitudes e reações de pessoas, com acusações de pecados que até já foram perdoados, trazer emoções já passadas, mágoas, ele vai de todas as formas te OPRIMIR, para te DEPRIMIR.
Rejeite esses pensamentos( do tipo: nunca vou mudar, ou ele(a) nunca vai mudar, não adianta nem tentar, já está tudo perdido, não há solução, é melhor desistir, prefiro morrer a viver desse jeito, Deus nunca vai me perdoar, tentei servir a Deus mas não consegui, ninguém me ama, sou um fracasso, tudo que faço dá errado, sou azarado, nunca vou perdoar, Deus me abandonou, nunca vou melhorar de vida, nunca vou conseguir um emprego, ninguém me ama, ninguém me entende, etc...), , essas palavras, essas atitudes, lembre-se do AMOR DE DEUS pela sua vida, saiba que Ele quem cuida da sua família, que é Ele quem te capacita, te levanta, te sustenta, te guarda, te livra, te restaura, te respalda e está sempre CONTIGO. Ainda que sejamos falha, Ele nos capacita, porque Ele é a nossa FORÇA, o nosso REFÚGIO, a nossa FORTALEZA, que nos livra do nosso inimigo.
Por isso é importante o conhecer a Deus, o viver Deus diariamente na sua vida. A comunhão plena com o Pai por meio do seu filho Jesus Cristo, do sacrifício do seu único filho que Ele o próprio Deus, entregou por amor de nós. Isso é tremendo demais.
Peça ao Senhor a cobertura do sangue de Jesus, a armadura de Deus e o manto da humildade todos os dias, para que as setas que são lançadas diariamente sobre nós não venham a atingir nossos corações, nossas emoções, mas que o Senhor guarde nossos sentimentos livres do ataque do inimigo. E tenhamos uma reação natural e não desequilibrada diante das situações, e vejamos as coisas como elas são e não como o inimigo pinta o quadro para nós. Mas que possamos ter uma visão de como Deus vê, porque Ele vê do alto com uma visão ampla da situação e nós vemos os problemas com nossa visão aqui debaixo e por vezes não vemos a solução. Por isso precisamos andar por fé e não por vista, viver por aquilo que nós cremos e não naquilo que nós vemos.
Oremos:
Pai amado,
Venho a Ti por meio de Jesus Cristo, Pai Celestial, há áreas em minha vida (nomeie audivelmente os pecados habituais) que eu não submeti completamente ao meu Senhor Jesus Cristo. Senhor, perdoa-me pela transigência. Eu também peço coragem para demolir as fortalezas sem relutância ou engano voluntário em meu coração. Pelo poder do Espírito Santo e no Nome de Jesus, eu amarro as influências satânicas que reforçavam a transigência (acomodação) e o pecado dentro de mim. Submeto-me à luz do Espírito da Verdade para expor as fortalezas do pecado dentro de mim. Pelas poderosas armas do Espírito e da Palavra, proclamo que cada fortaleza da minha vida está derrubada!
Proponho-me, pela graça de Deus, a ter somente uma fortaleza dentro de mim: a fortaleza da presença de Cristo! Eu me submeto a Ti. Eu declaro, de acordo com a Palavra de Deus, que por causa do Teu poder de subjugar todas as coisas a Ti, as armas da minha guerra são poderosas para demolir fortalezas (II Cor.10:3,4).Eu me arrependo por usar a mentira de que "nunca serei como Jesus", como desculpa para pecar e comprometer minhas convicções. No Nome de Jesus eu renuncio à minha velha natureza pecadora, e, pela graça de Deus e o poder do Teu Espírito, eu destruo a fortaleza da incredulidade que existe em minha mente. Por causa do sacrifício perfeito de Jesus Cristo, eu sou nova criação. Eu creio que irei, de glória em glória, ser, continuamente, transformado à imagem de Cristo enquanto ando com Deus. “ Obrigado, Senhor, por me perdoar e me purificar de todos os meus pecados. E pela graça de Deus, eu me comprometo a completar esta área até que as ruínas desta fortaleza sejam removidas de minha mente! Obrigado, Pai”.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Ânimo dobre

A raiz do ânimo dobre.
O que é ânimo dobre? Ter ânimo dobre é ter mais do que uma mente ou personalidade. Um termo comum para este problema é esquizofrenia( na definição tradicional, entendendo-se que algumas escolas modernas mudaram essa definição).Pensamos em esquizofrenia em suas formas mais extremas, aquelas nas quais ocorrem transformações drásticas na personalidade. Estes extremos são freqüentemente de natureza demoníaca, mas há níveis de ânimo dobre encontrados em todos aqueles que não foram transformados da natureza carnal do homem caído pelo renovação de suas mentes em Cristo.
Tendemos a ter uma personalidade em casa, outra no trabalho ou escritório, outra na igreja, etc, estes são sintomas de ânimo dobre.
Aqueles que tentam viver pelo conhecimento do bem e do mal serão de ânimo dobre pelo menos de algum grau.
Há pessoas com personalidade forte que podem resistir a mudanças na personalidade melhor que outras, mas dadas certas circunstancias, elas também vão se render e mudar. A única estabilidade verdadeira que o homem pode encontrar é a Rocha – Jesus.
Um exemplo na bíblia: GN 4:5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
GN 4:6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
GN 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Caim como Abel ofereceu uma oferta ao Senhor, mas vendo que o Senhor não atentou para a sua oferta mas somente para oferta de Abel, descaiu-lhe o semblante.
Descaiu podemos dizer que ficou desapontado, sentiu-se preterido, olhou para si.Semblante é aparência, rosto, aspecto. E se pensarmos dentro do que estamos estudando, caiu-lhe a máscara que usava e mostrou-se a ira .O ânimo dobre de falamos, porque o que nós somos na realidade, aparece quando somos confrontados, quando nos iramos, melhor dizendo no calor da ira revelamos o que está em nosso coração, porque a boca fala do que está cheio o coração.
Há um poder muito grande em não resistir ao mal que esmaga a cabeça da serpente. Heresia?
Deixa eu te explicar. Quando alguém nos faz um mal, você não resistir corta o mal pela raiz fora dos nossos corações e do coração do nosso agressor.
Este mandamento nos foi dado para nos proibir de fazer aquilo pelo qual o mal é multiplicado e perpetuado.Se nós atacamos o o outro, verbalmente ou fisicamente, o mal é liberado.Mas se aquele mal não é capaz de afetar a paciência, paz ou amor da vítima, que “... não se exaspera, não se ressente do mal(...) tudo sofre(...) tudo suporta>(I corintios 13)
Todo golpe que somos capazes de absolver sem retaliação ou ressentimento começa a consumir o mal residente dentro de nós.
(Romanos 12:20)
Porque a verdade é que não é fácil você abaixar a cabeça quando é injustiçado de alguma forma, ou colocado para trás ou explorado. E você pode pensar que com isso nós estamos é perpetuando o mal, mas há um príncipio espiritual muito mais alto envolvido. Satanás não pode expulsar Satanás. A ira não pode expulsar a ira, nem o ressentimento pode expulsar a raiva. Se nós reagirmos ao mal, nós estamos apenas multiplicando o mesmo demônio que estamos tentando expulsar., Mas “O amor cobre uma multidão de pecados”( I Pedro 4:8).
Como Cordeiro mudo Jesus foi levado ao matadouro, tão paradoxal quanto parece, a maior injustiça que o mundo jamais conheceu alcançou a maior vitória sobre o mal. As vitórias de Deus quase sempre parecem derrotas para o homem natural.
João 12:24
Romanos 6:5(Porque,se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na da sua ressurreição.Se já morremos com Cristo estamos mortos para o mundo. O que poderia afetar um homem morto? É impossível para um homem morto retaliar
O ciúme é uma obra da carne e também de Satanás. O ciúme do homem é carnal, egoísta e demoníaco. Os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos caminhos.Nem sua ira é igual à ira do homem. E mesmo sua ira é motivada por aquilo que é sua natureza: AMOR.
Ver Deus através de nossa própria perspectiva ao invés de ver pelo Espírito, freqüentemente tem feito o homem distorcer as Escrituras e os propósitos de Deus. A cruz é loucura para o mundo, mas quando o Senhor abre os nossos olhos, vemos a glória que ultrapassa a compreensão humana.
Obediência parcial.
Vamos estudar a história de Saul, o profeta Samuel comunicou uma ordem de Deus em I Sm. 15:3.
Saul não discordou. Preparou-se para atacar Amaleque. Tudo parecia certo, ele atacou e matou todos os homens, mulheres, crianças e aqueles que ainda mamavam.Dezenas de milhares. Contudo poupou o rei Amaleque. Por que? Se você rendesse uma nação e tivesse seu líder vivo, você talvez o traria para seu palácio para ser um prisioneiro, um tipo de troféu vivo.
Saul também matou milhares de animas. Mesmo assim, ele reservou as melhores ovelhas, bois, cordeiros, e tudo que era bom, e deu para seu povo para que pudessem oferecer sacrifícios a Deus.
Deus disse: I Sm. 15:11.
Para Deus 99,9% sem 1% é desobediência.Quantas vezes ouvimos :Por que você não olha para o que eu fiz? Você só olha para o que eu não fiz! Saul poderia ter dito isto com certeza.
Saul estava certo que tinha executado a palavra do Senhor.Mas como já dito Tg 1:22, no momento em que uma pessoa desobedece a palavra de Deus, claramente revelad a ele, um véu cobre seu coração, e este véu distorce e obstrui sua visão. Isto é engano.
Quando pecamos, o Espírito em nós nos leva ao arrependimento. Mas quando nos justificamos o nosso pecado virando nossas costas para o verdadeiro arrependimento? Duas coisas acontecem.Primeiro nos posicionamos para repetir o mesmo ato de desobediência. Segundo, o véu do engano cobre nosso coração e, por conseguinte diminui o senso de convicção e coloca em seu lugar o questionamento.
No último estágio, nós não sentimos mais aquela faca perfurando nosso coração , porque o véu esconde , sentimos apenas um pequeno desconforto. Novamente nos justificamos e vem outro véu, encobrindo ainda mais a verdade. Nossas justificativas diante de Deus, vão aumentando a espessura deste véu em nossos corações.Engano esconde de nós a verdade e a consciência é cauterizada.
Neste ponto a pessoa pode ter perdido de seu semblante qualquer aparência de santidade, ou pior ainda, pode continuar tendo esta aparência, mas viver sob uma maldição religiosa do conhecimento do bem e do mal.
A única forma de alcança´lo e através de uma palavra profética enviada por Deus.
O processo de três passos.
O Senhor leva a pessoa a um processo progressivo para alcança-lo em sua desobediência. Primeiro, Ele tenta alcançar esta pessoa através da convicção. Mas se repetidamente ela desobedece, está num lugar no qual Deus perdeu contato com este coração e as diretrizes de Deus não mais são ouvidas por causa do véu do engano, e então, Deus envia uma mensagem profética, assim como ele enviou Samuel até Saul. O verdadeiro ministério profético abre os olhos de uma pessoa para os caminhos de Deus.
Se ainda assim não ouvimos as mensagens proféticas, mas ainda assim não as ouvimos. Deus tenta nos alcançar através do julgamento.
Paulo escreveu, “Mas se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.(I Co 11:31). A raiz da palavra julgar aparece duas vezes neste versículo. Contudo cada uma delas é uma palavra diferente no Grego . A primeira, “Mas se nós nos julgássemos, é a palavra diakrino, que significa “separar extensivamente”(isto ocorre quantonos examinamos num todopara remover o vil do precioso).
Fazemos isso mediante a nossa confissão e arrependimento de nossa desobediência. A segunda vez “ não seríamos julgados”, a palavra grega é krino, que significa “punir ou condenar”. Paulo continuou, mas quando somos julgados, somos disciplianados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.”
Então a questão se torna:Como Deus pode julgar ou punir Seu povo quando este ignora ou se recusa a ouvir a advertência profética. A resposta geralmente vem através de uma provação, doença, ou algum outro tipo de aflição. O salmista declarou:
SL 119:67 - Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
SL 119:75 - Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.
Voltando para Saul.Samuel viu o engano em Saul e imediatamente foi à raiz do problema com uma mensagem profética. Mas Saul passou a culpa de si mesmo para os soldados(Ism 15:14-15). Um homem com o coração endurecido tira a culpa de si mesmo e coloca em outros quando é pego em desobediência, e então falha em tomar a responsabilidade por suas próprias ações.
Saul antes de ser rei, era humilde, e se achava pequeno para ser ungido rei, mas agora, fez o que era mal ao Senhor, e fez o que o Senhor mandou em parte, mas acrescentou o que achava ser melhor.(I Sm 15:16-19).
O que aconteceu?
1SM 15:20-23- Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal. Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
A palavra usada para descrever feitiçaria aqui é qesem. Suas traduções são advinhação, bruxaria ou magia.A feitiçaria abre diretamente alguém para o mundo demoníaco .Seu alvo é controlar circunstancias, situações, pessoas através de vários meios, geralmente com o entendimento do participante com relação ao que está acontecendo no mundo espiritual.
A rebelião que Saul demonstrou, foi em não cumprir a ordem do Senhor, e fazer o que parecia ser “desejável” aos seus olhos. Através disso um espírito de rebelião manipulou Saul a uma vida de inveja, ira, ódio, briga, homicídio e engano. Irmãos cuidado que ninguém vos engane, qualquer ato de rebelião, pode trazer maldição sobre a tua vida.
O que é ânimo dobre? Ter ânimo dobre é ter mais do que uma mente ou personalidade. Um termo comum para este problema é esquizofrenia( na definição tradicional, entendendo-se que algumas escolas modernas mudaram essa definição).Pensamos em esquizofrenia em suas formas mais extremas, aquelas nas quais ocorrem transformações drásticas na personalidade. Estes extremos são freqüentemente de natureza demoníaca, mas há níveis de ânimo dobre encontrados em todos aqueles que não foram transformados da natureza carnal do homem caído pelo renovação de suas mentes em Cristo.
Tendemos a ter uma personalidade em casa, outra no trabalho ou escritório, outra na igreja, etc, estes são sintomas de ânimo dobre.
Aqueles que tentam viver pelo conhecimento do bem e do mal serão de ânimo dobre pelo menos de algum grau.
Há pessoas com personalidade forte que podem resistir a mudanças na personalidade melhor que outras, mas dadas certas circunstancias, elas também vão se render e mudar. A única estabilidade verdadeira que o homem pode encontrar é a Rocha – Jesus.
Um exemplo na bíblia: GN 4:5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
GN 4:6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
GN 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Caim como Abel ofereceu uma oferta ao Senhor, mas vendo que o Senhor não atentou para a sua oferta mas somente para oferta de Abel, descaiu-lhe o semblante.
Descaiu podemos dizer que ficou desapontado, sentiu-se preterido, olhou para si.Semblante é aparência, rosto, aspecto. E se pensarmos dentro do que estamos estudando, caiu-lhe a máscara que usava e mostrou-se a ira .O ânimo dobre de falamos, porque o que nós somos na realidade, aparece quando somos confrontados, quando nos iramos, melhor dizendo no calor da ira revelamos o que está em nosso coração, porque a boca fala do que está cheio o coração.
Há um poder muito grande em não resistir ao mal que esmaga a cabeça da serpente. Heresia?
Deixa eu te explicar. Quando alguém nos faz um mal, você não resistir corta o mal pela raiz fora dos nossos corações e do coração do nosso agressor.
Este mandamento nos foi dado para nos proibir de fazer aquilo pelo qual o mal é multiplicado e perpetuado.Se nós atacamos o o outro, verbalmente ou fisicamente, o mal é liberado.Mas se aquele mal não é capaz de afetar a paciência, paz ou amor da vítima, que “... não se exaspera, não se ressente do mal(...) tudo sofre(...) tudo suporta>(I corintios 13)
Todo golpe que somos capazes de absolver sem retaliação ou ressentimento começa a consumir o mal residente dentro de nós.
(Romanos 12:20)
Porque a verdade é que não é fácil você abaixar a cabeça quando é injustiçado de alguma forma, ou colocado para trás ou explorado. E você pode pensar que com isso nós estamos é perpetuando o mal, mas há um príncipio espiritual muito mais alto envolvido. Satanás não pode expulsar Satanás. A ira não pode expulsar a ira, nem o ressentimento pode expulsar a raiva. Se nós reagirmos ao mal, nós estamos apenas multiplicando o mesmo demônio que estamos tentando expulsar., Mas “O amor cobre uma multidão de pecados”( I Pedro 4:8).
Como Cordeiro mudo Jesus foi levado ao matadouro, tão paradoxal quanto parece, a maior injustiça que o mundo jamais conheceu alcançou a maior vitória sobre o mal. As vitórias de Deus quase sempre parecem derrotas para o homem natural.
João 12:24
Romanos 6:5(Porque,se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na da sua ressurreição.Se já morremos com Cristo estamos mortos para o mundo. O que poderia afetar um homem morto? É impossível para um homem morto retaliar
O ciúme é uma obra da carne e também de Satanás. O ciúme do homem é carnal, egoísta e demoníaco. Os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos caminhos.Nem sua ira é igual à ira do homem. E mesmo sua ira é motivada por aquilo que é sua natureza: AMOR.
Ver Deus através de nossa própria perspectiva ao invés de ver pelo Espírito, freqüentemente tem feito o homem distorcer as Escrituras e os propósitos de Deus. A cruz é loucura para o mundo, mas quando o Senhor abre os nossos olhos, vemos a glória que ultrapassa a compreensão humana.
Obediência parcial.
Vamos estudar a história de Saul, o profeta Samuel comunicou uma ordem de Deus em I Sm. 15:3.
Saul não discordou. Preparou-se para atacar Amaleque. Tudo parecia certo, ele atacou e matou todos os homens, mulheres, crianças e aqueles que ainda mamavam.Dezenas de milhares. Contudo poupou o rei Amaleque. Por que? Se você rendesse uma nação e tivesse seu líder vivo, você talvez o traria para seu palácio para ser um prisioneiro, um tipo de troféu vivo.
Saul também matou milhares de animas. Mesmo assim, ele reservou as melhores ovelhas, bois, cordeiros, e tudo que era bom, e deu para seu povo para que pudessem oferecer sacrifícios a Deus.
Deus disse: I Sm. 15:11.
Para Deus 99,9% sem 1% é desobediência.Quantas vezes ouvimos :Por que você não olha para o que eu fiz? Você só olha para o que eu não fiz! Saul poderia ter dito isto com certeza.
Saul estava certo que tinha executado a palavra do Senhor.Mas como já dito Tg 1:22, no momento em que uma pessoa desobedece a palavra de Deus, claramente revelad a ele, um véu cobre seu coração, e este véu distorce e obstrui sua visão. Isto é engano.
Quando pecamos, o Espírito em nós nos leva ao arrependimento. Mas quando nos justificamos o nosso pecado virando nossas costas para o verdadeiro arrependimento? Duas coisas acontecem.Primeiro nos posicionamos para repetir o mesmo ato de desobediência. Segundo, o véu do engano cobre nosso coração e, por conseguinte diminui o senso de convicção e coloca em seu lugar o questionamento.
No último estágio, nós não sentimos mais aquela faca perfurando nosso coração , porque o véu esconde , sentimos apenas um pequeno desconforto. Novamente nos justificamos e vem outro véu, encobrindo ainda mais a verdade. Nossas justificativas diante de Deus, vão aumentando a espessura deste véu em nossos corações.Engano esconde de nós a verdade e a consciência é cauterizada.
Neste ponto a pessoa pode ter perdido de seu semblante qualquer aparência de santidade, ou pior ainda, pode continuar tendo esta aparência, mas viver sob uma maldição religiosa do conhecimento do bem e do mal.
A única forma de alcança´lo e através de uma palavra profética enviada por Deus.
O processo de três passos.
O Senhor leva a pessoa a um processo progressivo para alcança-lo em sua desobediência. Primeiro, Ele tenta alcançar esta pessoa através da convicção. Mas se repetidamente ela desobedece, está num lugar no qual Deus perdeu contato com este coração e as diretrizes de Deus não mais são ouvidas por causa do véu do engano, e então, Deus envia uma mensagem profética, assim como ele enviou Samuel até Saul. O verdadeiro ministério profético abre os olhos de uma pessoa para os caminhos de Deus.
Se ainda assim não ouvimos as mensagens proféticas, mas ainda assim não as ouvimos. Deus tenta nos alcançar através do julgamento.
Paulo escreveu, “Mas se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.(I Co 11:31). A raiz da palavra julgar aparece duas vezes neste versículo. Contudo cada uma delas é uma palavra diferente no Grego . A primeira, “Mas se nós nos julgássemos, é a palavra diakrino, que significa “separar extensivamente”(isto ocorre quantonos examinamos num todopara remover o vil do precioso).
Fazemos isso mediante a nossa confissão e arrependimento de nossa desobediência. A segunda vez “ não seríamos julgados”, a palavra grega é krino, que significa “punir ou condenar”. Paulo continuou, mas quando somos julgados, somos disciplianados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.”
Então a questão se torna:Como Deus pode julgar ou punir Seu povo quando este ignora ou se recusa a ouvir a advertência profética. A resposta geralmente vem através de uma provação, doença, ou algum outro tipo de aflição. O salmista declarou:
SL 119:67 - Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
SL 119:75 - Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.
Voltando para Saul.Samuel viu o engano em Saul e imediatamente foi à raiz do problema com uma mensagem profética. Mas Saul passou a culpa de si mesmo para os soldados(Ism 15:14-15). Um homem com o coração endurecido tira a culpa de si mesmo e coloca em outros quando é pego em desobediência, e então falha em tomar a responsabilidade por suas próprias ações.
Saul antes de ser rei, era humilde, e se achava pequeno para ser ungido rei, mas agora, fez o que era mal ao Senhor, e fez o que o Senhor mandou em parte, mas acrescentou o que achava ser melhor.(I Sm 15:16-19).
O que aconteceu?
1SM 15:20-23- Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal. Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
A palavra usada para descrever feitiçaria aqui é qesem. Suas traduções são advinhação, bruxaria ou magia.A feitiçaria abre diretamente alguém para o mundo demoníaco .Seu alvo é controlar circunstancias, situações, pessoas através de vários meios, geralmente com o entendimento do participante com relação ao que está acontecendo no mundo espiritual.
A rebelião que Saul demonstrou, foi em não cumprir a ordem do Senhor, e fazer o que parecia ser “desejável” aos seus olhos. Através disso um espírito de rebelião manipulou Saul a uma vida de inveja, ira, ódio, briga, homicídio e engano. Irmãos cuidado que ninguém vos engane, qualquer ato de rebelião, pode trazer maldição sobre a tua vida.
Adoração um novo nível

Adoração Profética
Deus procura adoradores
Deus procura você. Onde Ele pode te achar?
Onde tem estado o teu coração que Deus não tem encontrado?
Onde você estava quando Ele chamou pelo teu nome e você não conseguiu ouvi-lo?
Onde estamos todos os dias?
A adoração profética é declarar algo que está no coração do Pai, revelando ou para que venha acontecer em nossas vidas, e também porque adoramos pelo que virá.Profecia ou profetizar vem da palavra grega propheteia, que significa “declarar a mente e conselho de Deus “.
O Senhor está nos mostrando o caminho para entrar na sua presença. E esse é o nosso objetivo. Gerar adoradores.
Fala-se num caminho de mão dupla. Em adorar em espírito e em verdade.
A verdade é que enquanto você não conhecer a verdade, você nunca vai conseguir adorar a Deus como Ele quer.
A verdade é Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida.A verdade é que enquanto você não tiver a visão de adoração, você nunca vai avançar no reino de Deus, nem em maturidade espiritual, nem em unção.
E outro adoração não tem nada a ver com música e por isso muitos não conseguem entender. Porque tem adorado da maneira errada. E Deus-Pai não tem achado corações adoradores em nós, porque estamos presos a modelos, a seguir normas na hora de adorar, e não damos liberdade ao Espírito de Deus em nós.
Vou dizer adorar é nada menos que AMAR a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a Ti mesmo.
Você pode perguntar, mas isto é um mandamento. Pois o coração do adorador é de quem obedece a Deus, quem responde a Deus.
Ver Mateus 5: 38-48
Entendendo o que é pecado.
Nós temos que entender o que é pecado, para entender como nós caímos.
Primeiro voltemos ao jardim do Éden, o que Adão fez? Dormiu com outra mulher, roubou, matou, destruiu?
Numa forma simplicada, ele não obedeceu a Deus.
A Bíblia declara que o pecado é a transgressão da lei ( I Jo 3:4). A palavra grega para “transgressão” é anomia. O dicionário grego Thayer define esta palavra :” A condição de estar sem lei, por causa da ignorância dela ou sua violação.” Simplicando, transgressão significa não se submeter a uma lei ou autoridade de Deus.
Vamos ver a parábola que está em Lucas 14:15.
O homem que ofereceu a ceia representa o Pai, e o servo representa o próprio Jesus. O uso da palavra “Servo” no singular, porque Jesus é o nosso mediador.
Nesta parábola, a vontade de Deus é exposta:”Vinde, pois tudo já está preparado.”.
Aqueles que obedecem a Deus somente quando lhes é conveniente, e quando não interferem seus planos, agendas, bênçãos, ou prazeres, se encontrarão na mesma posição de
Adão, fechados do lado de fora da presença gloriosa de Deus.
O verso completo de Mateus 7:23 diz:”Então lhes direi abertamente:” Nunca vos conheci.Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade!” É importante entendermos a palavra grega traduzida como “conhecer”, que é ginosko. Esta palavra é usada para descrever o ato sexual entre um homem e uma mulher no novo testamento ( Mt 1:25). Representa intimidade. Jesus estava expressamente dizendo:”Eu nunca os conheci intimamente”. Jesus disse:”Quem não me ama não guarda as minhas palavras (Jo 14:24).
O Poder secreto da iniqüidade
Ouvimos falar muito da expressão “últimos dias”.A razão para os tempos difíceis não seria por causa de perseguição do governo ou ateístas. A razão para os tempos difíceis se deve à propagação do engano na igreja.
O engano é uma coisa muito assustadora. Por quê? Porque é enganoso. Uma pessoa enganada acredita com todo seu coração que ela está correta, quando, na verdade, está errada. Somente em Mateus 24, Ele advertiu quatro vezes. “Acautelai-vos que ninguém vos engane “.(Mt 24:4).
Primeiro, qual é a raiz do engano? Segundo, porque este engano é capaz de permanecer invisível?
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-os a vós mesmos.”(Tg 1:22)
Somos advertidos que quando uma pessoa não obedece a Deus, o engano entra em seu coração. Esta pessoa agora vive sob a convicção que ela está no alvo, quando na verdade, está fora dele.
Amarmos a verdade não é somente ouvi-la com alegria, mas termos prazer em obedecê-la. Ez. 33:30-31.
Muitas pessoas nas nossas igrejas amam boas pregações e ensinamentos,mas quando se trata da realidade, elas ainda amam sua vida acima da vontade de Deus (2 Tm 3:1-4).
Precisamos amar a verdade(Jesus) acima de tudo e todas as coisas. Precisamos desejar a sua vontade mais do que nosso conforto ou nossa vida.
Outro fator a considerarmos está em 2 Ts 2:7:” Pois já o poder secreto da injustiça opera”. Esta palavra injustiça é a mesma palavra grega anomia( transgressão ). Para com os cristãos, a iniqüidade não seria tão efetiva se fosse tão visível, mas somente se fosse enganadora e sutil. Este é o seu mistério.
Satanás é o mestre do engano. Pense nisso ele levou 1/3 dos anjos em rebelião contra Deus.
2Co 11:3
Conhecimento revelado versus Conhecimento comunicado.
Vamos entender o que aconteceu no Jardim do Éden, Deus colocou o homem no jardim e disse: GN 2:16-17-
Após isto, o Senhor criou a mulher do homem, podemos concluir pela leitura da palavra. Diferentemente de Adão, a mulher não ouviu o mandamento da boca de Deus. Adão compartilhou com ela. Vamos ler cuidadosamente o texto a seguir:
GN 3:1-3 - Primeiro quando a serpente questionou a ordem de Deus, a mulher respondeu “...podemos comer, ao invés de “ Deus disse...”, não é uma resposta que quem recebeu uma ordem direta, porque quem disse para ela foi Adão, e depois ela respondeu Disse Deus...
Mas note a resposta dela, porque está um pouco diferente da ordem de Deus, porque ela aumentou. Lembra do telefone sem fio? Deus nunca disse para não tocar no fruto.Então ela tocou e não morreu, já que não morri tocando, então eu também não vou morrer comendo.
Quando a palavra é revelada pelo Espírito Santo, ela se torna parte de nós. Para Adão a ordem era tão real quanto qualquer outra coisa. O inverso, quando ouvimos o mandamento de Deus, mas não é pelo espírito, se torna uma lei para nós. I Co. 15:56.
Eva aceitou a informação, mas não buscou a informação:.(Imaginar Adão falando).
O conhecimento revelado e não o comunicado, é nossa maior defesa contra o engano.
Então, como receberemos o conhecimento revelado?
“É para este que olharei: para o humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra” Is, 66:2
Alguém que treme da palavra é alguém que obedece instantaneamente, quer obtenha vantagem ou não. A estes o Senhor revelará sua aliança(Sl. 25:14).
Submissão à autoridade
Alguns podem dizer, “ Eu sou submisso a Deus, mas ao aos homens, se eu não concordar com eles.” É nesse ponto que a nossa criação e o nosso pensamento incorreto na igreja podem nos embaraçar. Não podemos separar nossa submissão à autoridade estabelecida por Deus, da submissão à sua autoridade delegada. Toda a autoridade é originada Nele! Ouça à admoestação das escrituras. “ Toda pessoa estes sujeita às autoridades superiores; pois não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que existem foram instituídas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. “ Romanos 13: 1-2.
Embora não sejamos rápidos em admitir, muitos se vêem responsáveis somente perante Deus, e não perante autoridades. Aqueles que pensam desta forma entram em colisão com Aquele o qual dizem ser o seu Senhor.Lembre-se das palavras de Jesus para Saulo “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
Irmãos cuidado que ninguém vos engane: com a divisão, que significa duas visões. Porque estão tendo mais de uma visão, o que significa que alguém não está submisso a autoridades coordenadas com Deus. Deus ordena homens como líderes porque qualquer organização com duas cabeças está condenada à divisão!
Algumas pessoas questionam no subconsciente que qualquer conseqüência para sua desobediência é menor do que o que pensam ser o ganho de sua decisão.
As escrituras dizem Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim. ( Hb 11:4)
O escritor do deste livro, compara a obediência de Abel com fé. A verdadeira fé opera através da obediência.
A maior forma de adoração é a obediência Deus procura os que o adorem em espírito e em verdade. Aqueles que o obedecem.
Deus procura adoradores
Deus procura você. Onde Ele pode te achar?
Onde tem estado o teu coração que Deus não tem encontrado?
Onde você estava quando Ele chamou pelo teu nome e você não conseguiu ouvi-lo?
Onde estamos todos os dias?
A adoração profética é declarar algo que está no coração do Pai, revelando ou para que venha acontecer em nossas vidas, e também porque adoramos pelo que virá.Profecia ou profetizar vem da palavra grega propheteia, que significa “declarar a mente e conselho de Deus “.
O Senhor está nos mostrando o caminho para entrar na sua presença. E esse é o nosso objetivo. Gerar adoradores.
Fala-se num caminho de mão dupla. Em adorar em espírito e em verdade.
A verdade é que enquanto você não conhecer a verdade, você nunca vai conseguir adorar a Deus como Ele quer.
A verdade é Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida.A verdade é que enquanto você não tiver a visão de adoração, você nunca vai avançar no reino de Deus, nem em maturidade espiritual, nem em unção.
E outro adoração não tem nada a ver com música e por isso muitos não conseguem entender. Porque tem adorado da maneira errada. E Deus-Pai não tem achado corações adoradores em nós, porque estamos presos a modelos, a seguir normas na hora de adorar, e não damos liberdade ao Espírito de Deus em nós.
Vou dizer adorar é nada menos que AMAR a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a Ti mesmo.
Você pode perguntar, mas isto é um mandamento. Pois o coração do adorador é de quem obedece a Deus, quem responde a Deus.
Ver Mateus 5: 38-48
Entendendo o que é pecado.
Nós temos que entender o que é pecado, para entender como nós caímos.
Primeiro voltemos ao jardim do Éden, o que Adão fez? Dormiu com outra mulher, roubou, matou, destruiu?
Numa forma simplicada, ele não obedeceu a Deus.
A Bíblia declara que o pecado é a transgressão da lei ( I Jo 3:4). A palavra grega para “transgressão” é anomia. O dicionário grego Thayer define esta palavra :” A condição de estar sem lei, por causa da ignorância dela ou sua violação.” Simplicando, transgressão significa não se submeter a uma lei ou autoridade de Deus.
Vamos ver a parábola que está em Lucas 14:15.
O homem que ofereceu a ceia representa o Pai, e o servo representa o próprio Jesus. O uso da palavra “Servo” no singular, porque Jesus é o nosso mediador.
Nesta parábola, a vontade de Deus é exposta:”Vinde, pois tudo já está preparado.”.
Aqueles que obedecem a Deus somente quando lhes é conveniente, e quando não interferem seus planos, agendas, bênçãos, ou prazeres, se encontrarão na mesma posição de
Adão, fechados do lado de fora da presença gloriosa de Deus.
O verso completo de Mateus 7:23 diz:”Então lhes direi abertamente:” Nunca vos conheci.Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade!” É importante entendermos a palavra grega traduzida como “conhecer”, que é ginosko. Esta palavra é usada para descrever o ato sexual entre um homem e uma mulher no novo testamento ( Mt 1:25). Representa intimidade. Jesus estava expressamente dizendo:”Eu nunca os conheci intimamente”. Jesus disse:”Quem não me ama não guarda as minhas palavras (Jo 14:24).
O Poder secreto da iniqüidade
Ouvimos falar muito da expressão “últimos dias”.A razão para os tempos difíceis não seria por causa de perseguição do governo ou ateístas. A razão para os tempos difíceis se deve à propagação do engano na igreja.
O engano é uma coisa muito assustadora. Por quê? Porque é enganoso. Uma pessoa enganada acredita com todo seu coração que ela está correta, quando, na verdade, está errada. Somente em Mateus 24, Ele advertiu quatro vezes. “Acautelai-vos que ninguém vos engane “.(Mt 24:4).
Primeiro, qual é a raiz do engano? Segundo, porque este engano é capaz de permanecer invisível?
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-os a vós mesmos.”(Tg 1:22)
Somos advertidos que quando uma pessoa não obedece a Deus, o engano entra em seu coração. Esta pessoa agora vive sob a convicção que ela está no alvo, quando na verdade, está fora dele.
Amarmos a verdade não é somente ouvi-la com alegria, mas termos prazer em obedecê-la. Ez. 33:30-31.
Muitas pessoas nas nossas igrejas amam boas pregações e ensinamentos,mas quando se trata da realidade, elas ainda amam sua vida acima da vontade de Deus (2 Tm 3:1-4).
Precisamos amar a verdade(Jesus) acima de tudo e todas as coisas. Precisamos desejar a sua vontade mais do que nosso conforto ou nossa vida.
Outro fator a considerarmos está em 2 Ts 2:7:” Pois já o poder secreto da injustiça opera”. Esta palavra injustiça é a mesma palavra grega anomia( transgressão ). Para com os cristãos, a iniqüidade não seria tão efetiva se fosse tão visível, mas somente se fosse enganadora e sutil. Este é o seu mistério.
Satanás é o mestre do engano. Pense nisso ele levou 1/3 dos anjos em rebelião contra Deus.
2Co 11:3
Conhecimento revelado versus Conhecimento comunicado.
Vamos entender o que aconteceu no Jardim do Éden, Deus colocou o homem no jardim e disse: GN 2:16-17-
Após isto, o Senhor criou a mulher do homem, podemos concluir pela leitura da palavra. Diferentemente de Adão, a mulher não ouviu o mandamento da boca de Deus. Adão compartilhou com ela. Vamos ler cuidadosamente o texto a seguir:
GN 3:1-3 - Primeiro quando a serpente questionou a ordem de Deus, a mulher respondeu “...podemos comer, ao invés de “ Deus disse...”, não é uma resposta que quem recebeu uma ordem direta, porque quem disse para ela foi Adão, e depois ela respondeu Disse Deus...
Mas note a resposta dela, porque está um pouco diferente da ordem de Deus, porque ela aumentou. Lembra do telefone sem fio? Deus nunca disse para não tocar no fruto.Então ela tocou e não morreu, já que não morri tocando, então eu também não vou morrer comendo.
Quando a palavra é revelada pelo Espírito Santo, ela se torna parte de nós. Para Adão a ordem era tão real quanto qualquer outra coisa. O inverso, quando ouvimos o mandamento de Deus, mas não é pelo espírito, se torna uma lei para nós. I Co. 15:56.
Eva aceitou a informação, mas não buscou a informação:.(Imaginar Adão falando).
O conhecimento revelado e não o comunicado, é nossa maior defesa contra o engano.
Então, como receberemos o conhecimento revelado?
“É para este que olharei: para o humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra” Is, 66:2
Alguém que treme da palavra é alguém que obedece instantaneamente, quer obtenha vantagem ou não. A estes o Senhor revelará sua aliança(Sl. 25:14).
Submissão à autoridade
Alguns podem dizer, “ Eu sou submisso a Deus, mas ao aos homens, se eu não concordar com eles.” É nesse ponto que a nossa criação e o nosso pensamento incorreto na igreja podem nos embaraçar. Não podemos separar nossa submissão à autoridade estabelecida por Deus, da submissão à sua autoridade delegada. Toda a autoridade é originada Nele! Ouça à admoestação das escrituras. “ Toda pessoa estes sujeita às autoridades superiores; pois não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que existem foram instituídas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. “ Romanos 13: 1-2.
Embora não sejamos rápidos em admitir, muitos se vêem responsáveis somente perante Deus, e não perante autoridades. Aqueles que pensam desta forma entram em colisão com Aquele o qual dizem ser o seu Senhor.Lembre-se das palavras de Jesus para Saulo “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
Irmãos cuidado que ninguém vos engane: com a divisão, que significa duas visões. Porque estão tendo mais de uma visão, o que significa que alguém não está submisso a autoridades coordenadas com Deus. Deus ordena homens como líderes porque qualquer organização com duas cabeças está condenada à divisão!
Algumas pessoas questionam no subconsciente que qualquer conseqüência para sua desobediência é menor do que o que pensam ser o ganho de sua decisão.
As escrituras dizem Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim. ( Hb 11:4)
O escritor do deste livro, compara a obediência de Abel com fé. A verdadeira fé opera através da obediência.
A maior forma de adoração é a obediência Deus procura os que o adorem em espírito e em verdade. Aqueles que o obedecem.
Assinar:
Postagens (Atom)